quinta-feira, 10 de abril de 2008

Agricultura e água mundial



Ilustração: UFPR

Você sabe o que é "água azul" e "agua verde"? Este é um assunto que será tratado em um congresso em Estocolmo, Suécia, a partir de hoje. Segundo pesquisadores canadenses e suecos, a "água azul" é a parte da água do Planeta que a gente vê na superfície como em rios e fontes.

Já a água verde é aquela encontrada na umidade do solo e nos processos de evapotranspiração das plantas. O alerta é que as práticas agrícolas poderão afetar seriamente os ciclos dessa espécie de água com resultados catástróficos.

"As práticas atuais podem levar a uma ruptura dos ciclos hidrológicos mundiais", dizem os professores Line Gordon da Universidade de Estocolmo (Suécia) e Elena Bennett da Universidade McGill de Montreal (Canadá). Segundo os pesquisadores as mudanças causadas pela humanidade no ciclo das águas verdes já é imensa.

Para os Gordon e Bennett o ponto principal a ser destacado não é que os ciclos hidrológicos resultem em uma mudança gradual de comportamento natural. Pelo contrário, as "mudanças" podem pegar a humanidade de surpresa, de maneira dramática segundo o que chamam de "mudanças de regimes ecossistêmicos".

O asssunto está sendo discutido a partir de hoje e até o dia 17 na Conferência Resilience 2008, Resiliência 2008 - Adaptação e Transformação em Tempos Turbulentos. Resiliência é capacidade de alguma coisa voltar à forma original, ou capacidade recuperação.

Um comentário:

Home Broker disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Broker, I hope you enjoy. The address is http://home-broker-brasil.blogspot.com. A hug.