quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cientistas vão ligar LHC hoje





Fotos: 1) Professor John Ellis mostra que o perigo é exagerado e tranqüiliza a população do Planeta. 2) e 3) detalhes do colisionador que tem um túnel de 17

Para mim hoje é um grande dia. Os cientistas da Organização Européia de Pesquisas Nucleares (CERN) vão ligar hoje o primeiro grande colisionador de partículas chamado de Large Haldron Collider (LHC - uma espécie de Grande Colisionador de Hadrons). Há muita gente com medo. Até a justiça interveio para impedir o funcionamento do enorme equipamento que deverá, ao ser acionado, trazer repostas para a "realidade" do universo. Os experimentos do CERN / LHC vai confirmar uma "Teoria do Tudo" que anda rolando por aí nos círculos adiantados da física nuclear quântica. Os cientistas querem provar a existêmcia chamada Higgs que explicaria pela primeira vez o que a matéria é.

Há um problema também. Se alguma coisa der errado com o LHC que custou US$ 5 bilhões o mundo poderá sumir. O LHC pode criar um buraco negro que comerá tudo o que a gente crê que é real. Assim, hoje é um dia e tanto. Se a gente se ver amanhã, a gente vai saber se tudo deu certo. Na Europa, os críticos dizem que LHC pode ser também o fim dessa área caríssima de pesquisa. Eles dizem que em vez de tentar descobrir Deus a ciência teria respostas mais imediatas para dar ao terrestres, do tipo: como salvar a terra? e etc.

Duas notas:
Agora às 11h da manhã, há uma transmissão (webcast) pela internet do que está acontecendo na Suiça

Nenhum comentário: