quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Estamos no Ano Internacional da Terra






Já que estamos falando de um dia importante para a Terra e o Universo, um dia no qual mais um passo é dado para o conhecimento, desejo lembrar que estamos vivendo o Ano Internacional do Planeta Terra.

O projeto do Ano Internacional do Planeta Terra - AIPT foi apresentado conjuntamente pela União Internacional de Ciências Geológicas – IUGS e a Organização para a Educação, Ciência e Cultura da ONU – Unesco, e proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em sua reunião de dezembro de 2005 em Nova York, para acontecer em 2008, mas com atividades a serem desenvolvidas desde janeiro de 2007 até dezembro de 2009, sob a coordenação-geral daquelas duas instituições, em colaboração com outras organizações e integrantes da ONU e sociedades e grupos científicos de todo o mundo. A Assembléia ainda encorajou todos os Estados Membros do sistema das Nações Unidas a utilizarem o ANO para intensificarem a divulgação da importância das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentado e, nesse sentido, promoverem ações de caráter local, nacional, regional e internacional.

A idéia é tornar o AIPT a maior iniciativa jamais vista para a promoção das Geociências junto à sociedade em geral, e aos políticos, governantes, formadores de opinião e jovens cientistas em particular, sob o lema "Ciências da Terra para a Sociedade". Visite os sites brasileiro e internacional do Ano da Terra.
O 44º Congresso Brasileiro de Geologia vai acontecer em Curitiba no mês que vem.

Nenhum comentário: