quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Piracema no Mercosul: cuidado!


Foto ilustrativa do site "Ecopesca"


O Paraguai anunciou que a partir do dia 1º de novembro estará em vigor a proibição de pesca esportiva, comercial ou profissional nos rios Paraguai e Paraná. O anúncio é resultado de acordo entre as Chancelarias do Paraguai e Argentina para os rios qie fazem fronteira com os dois países. O Paraguai pagará 900 mil guaranis aos pescadores profissionais do país para que não pesquem entre os dias 1º de novembro e 20 de dezembro de 2008. Já no Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) definiu que a piracema na bacia hidrográfica do rio Paraná estará proibida do dia 1º de novembro de 2008 até o dia 28 de fevereiro de 2009. No Brasil a data foi fixada pela Instrução Normativa 194, de 02 de outubro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008.

Detalhe e opinião do blog

O período de proibição de pesca no Brasil é mais longo do que o período acordado entre Paraguai e Argentina. A diferença, opinião minha, é um exemplo de "assimetria" dentro do Mercosul. Assim, os peixes devem apressar a passagem pelos trechos argentinos e paraguaios do rio para buscar refúgio nos trechos dos mesmos rios no Brasil. Caso contrário eles serão pescados bem antes de terem tempo de chegarem no Brasil - no Pantanal no caso do rio Paraguai e nas Cataratas do Iguaçu no caso do rio Paraná. Infelizmente continuam as disparidades ambientais entre os países. O que deu errado?

Atenção: a "proibição de pesca" se chama "veda de pesca" em espanhol.
Atención: la "veda de pesca" se llama "defeso de pesca" en el portugués legal y se llama "piracema" de modo general. Piracema es una palabra de origen tupi-guarani. ¿Como se dice piracema en el guarani paraguayo?

2 comentários:

Cristão disse...

As Cataratas do Iguaçú ficam no Rio ..... Iguaçú.

Abs

Alceu

jose disse...

AS AUTORIDADES BRASILEIRAS DEVEM SE EMPENHAR MAIS E TENTAR UM ACORDO PARA QUE A ARGENTINA E O PARAGUAI TENHAO O MESMO PERIUDO DE PIRACEMA QUE O BRASIL TEM.