terça-feira, 27 de abril de 2010

Telhas ecológicas feitas de material reciclado: estou usando em casa


O título da matéria é Green Building Council - Brasil incentiva o Uso do telhado Branco. Fiz uma pequena pesquisa e cheguei ao site do Green Building Council Brasil. Logo notei que o site não foi feito pensando em mim. É um site macro para empreendimentos grandes. Pensei: como pode uma casa comum engajar-se nesta campanha? Falo de algo que comece de baixo para cima. Que cresça como a grama. Da raís para cima. Por isso, entidades pequenas e locais que empoderam (delegam poder ao) pequeno, localizado são chamadas em inglês de grassroot (raiz de grama) organizations. As fotos nesta postagem mostram minha casa. É simples e pequena. Mas estou começando a trabalhar no estilo "grassroot" fazendo o que posso, compartilhando aqui e em eventos de multiplicação o que vier organizar.

Bem, quanto as fotos, mostro o seguinte: estou aos pocos substituindo o telhado de amianto de minha casa por telhas fabricadas a partir de caixas e embalagens Tetra Pak - aquelas que trazem leite longa vida, sucos, água de coco e extrato de tomate. A telha nova está metida por baixo da antiga. Voce pode ver que na superfície superior a telha é revestida com uma capa isolante e antitérmica. Minhas telhas já são a atração da vizinhança e são meu orgulho. É o começo de minha tentativa de unir palavras (nhen-nhen-nhen ou dentengorengotengo) com ações. É a etapa executiva da vida!
Nesta foto menor, destaco a parte de baixo da telha. Fiz questão de não forrar para não esconder esse colorido dela. Olhando de perto é possível ver e identificar nomes e palavras, códigos de barra etc que um dia foram parte de uma caixa de leite ou suco de frutas e que, felizmente não foi parar num lixão. Estou comprando minhas telhas Ibaplac, como disse, aos poucos de uma distribuidora em Foz do Iguaçu chamada Terra Sul. A Terra Sul já vendeu as telhas para muita gente em Foz do Iguaçu e região. Mas creio que eu sou o cliente mais orgulhoso delas. Comprei as primeiras dez telhas que já estão instaladas. O próximo passo é comprar entre 15 e 16telhas para substituir o telhado de meu futuro Ateliê de Artes Curativas. Se você mora em Foz do Iguaçu, ou perto daqui, recomendo a Telha Sul. Mas Se você é de outras regiões fale com a Ibaplac para descobrir outros distribuidores.  se você é do Oeste ou Sudoeste do Paraná, de Misiones, Argentina ou do Alto Paraná, Paraguai dê uma preferenciazinha a terra Sul de Foz! Sejamos solidários com quem batalha na nossa região!

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Jackson, parabéns pela conciência ecológia.

Marco disse...

Irene diz ...
É muito bom ter pessoas como vc no mundo. No futuro DEUS diz que só os bons vão permanecer. parabens!