sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Calculando pegadas humanas: queda de máscaras

Hoje é 3 de Setembro. Neste dia, a humanidade já utilizou 106% do que a terra podia nos fornecer tranquilamente. Até o fim do ano, serão 160% como mostra o velocímetro acima. O limite dos 100% foi atingido no dia 21 de Agosto. A terra necessita de um ano e seis meses para “entregar” certa quantidade de recursos e para se recuperar (regenerar) dos resultados de que jogamos fora. Até o ano passado, chegava-se a data, em que ultrapassamos o limite da terra em outubro. Este ano a atingimos em agosto. Quer dizer, já que vivemos acima da capacidade da terra, desde 21 de agosto, nós como espécie estamos vivendo no ‘cheque especial’, em divida permanente e isso para não dizer "cheque sem fundo" ou no cartão.

A informação é da ONG Footprint Network - footprint quer dizer "pegada". Clicando aqui você será levado ou levada à página que aparece na foto ao lado. É um teste que você pode fazer para descobrir se suas pegadas estão muito pesadas sobre a Terra. Um das metas, do teste é descobrir o seguinte: caso todo mundo no Planeta vivesse como você, quantos planetas seriam necessários para suprir as necessidades de todos? Detalhe: teste está em perfeito português.

Eu fiz o teste. Se todo mundo vivesse como eu, seria necessário uma terra e meia. Quer dizer um planeta inteiro como o que temos hoje e mais uma metade. E isso que eu não tenho carro (detesto carro), vivo precariamente, uso o transporte público e etc. O teste foi importante para mim porque me mostrou que não importa se você é vegetariano, carnívoro, herbívoro, toma leite ou não, come ovos, ou seja lá o que for, é necessário hectáres de terra para produzir o necessário. Até o tempo que eu gasto blogando sobre ecologia, turismo, cultura, religião e outros ajuda a ferrar o planeta. A internet que diminui 80% das necessidades de minhas viagens gasta energia elétrica produzida por uma usina que danificou a Terra. Até o Google teve que fazer uma hidrelétrica no rio Potomac para que eu possa blogar sem custos.

Por fim acrescento que a Footprint também calcula a pegada de países, empresas, regiões e outras. A figura acima mostra, quantos planetas seriam necessários caso todos os habitantes do planeta tivesssem possibilidade de viver como um cidadão dos países que aparecem nela: EUA, Reino Uido, Argentina, Africa do Sul, China
Índia e média mundial. Os Estados Unidos necessitariam cinco planetas - quer dizer quatro mais.Clique na foto para enxergar os dados!

Nenhum comentário: