segunda-feira, 10 de setembro de 2012

As gerações do futuro estão sem peixes: o futuro é hoje



“Nós temos que preservar o meio ambiente, a fauna, a flora  hoje, para que as futuras gerações ainda possam usufruir delas”.  Isso a gente já dizia em 1986 ou em  1990. Mas no caso desse peixe e de quem nasceu em Foz do Iguaçu em 1997, 1998 ou 2000 creio que ficou tarde. Essas são a geração futura para quem dizia isso em 1986, como eu.  O surubim – (Pseudoplatystoma fasciatum) está raro nas águas por aqui. Os pescadores agora estão indo cada vez mais longe Rio Paraná abaixo, na Argentina, abaixo de Ayolas na região onde os peixes são barrados na Usina Yaciretá. Tratando de comida e sustento, a população explode e os peixes se esvaem, desaparecem e isso esta acontecendo de bacia em bacia. Logo será no Xingu. Do ponto de vista mais profundo, o peixe que some me faz falta. Lembro de Aldo Leopoldo, escritor, cientista, poeta, professor americano. Quando ele escreveu sua Ética da Terra o pombo passageiro (Ectopistes migratorius) já estava extinto  e ele se perguntou se o progresso conquistado pelos Estados Unidos valia a dor de não ter mais a companhia do pombo passageiro.  A propósito está fazendo 100 anos que o último pombo passageiro foi visto. Há notícias de que um senhor faturou mais de um milhão de dólares caçando e exportando pombo. Mas daí acabou. Extinto! Afirma-se que os pombos passageiros podem ter tido uma população de mais de 5 bilhões de seres. Em um mundinho bem cruel, muita gente ficou rica vendendo e transportando pombo que servia de comida barata para alimentar escravos.  Visite a página do Projeto Pombo Passageiro para saber mais sobre este emblemático e simbólico pombo. Terá ele uma mensagem? Veja este vídeo. Sobre o surubim e toda a fauna icitiológica, quantos já nos deixaram neste planeta?

Um comentário:

Simone Raupp disse...

Oi Jackson Lima

Sou promoter da cantora e compositora YSIS. Gostaria muito que você conhecesse as músicas dela e me ajudasse a divulgá-las. São músicas originais em italiano, inglês e português. Eu acho que você vai gostar do trabalho dela.

Site oficial: http://www.ysis.com.br/
Facebook:http://www.facebook.com/ysis.salton.7

A YSIS é uma artista independente, por isso, você pode ver que está bombando na internet e no Facebook, mas, como você sabe é difícil para um artista independente, fica um tanto lento.

Espero poder contar com você, isso é muito importante para mim.
Grande abraço,
SIMONE RAUPP
simone_waveup@hotmail.com
051 8213 2342