terça-feira, 11 de agosto de 2015

Oito Produtos que mais custam caro ao Meio Ambiente


1. Sabonete antibacteriano
2. Cortador de gramas, 
3. Saquinhos de chá
4. Garrafas plásticas
5. Microesferas

6. Lâminas de barbear descartáveis
7. Copos de papel
8 Hashi de madeira  

Veja por quê:


1. Sabonete antibacteriano
Pelo menos 75% dos sabonetes antibacterianos líquidos e outros produtos para o cuidado corporal  contém um ingrediente chamado triclosan que podem não ser efeitivos além de causar doenças. Como não é facilmente solúvel, terminam escorrendo para rios, lagos e mares causando destruição. A ficha do triclosan é suja. Pesquise no Google e você vai encontrar referências recentes como esta

2. Cortador de gramas
Um estudo sueco mostra que um cortador de grama produz a mesma quantidade oleosa no ar que uma viagem de automóvel num percurso de 100 milhas. A informação é da ABC News (EUA)

3. Saquinhos de chá
Os saquinhos de chá resistentes ao calor só são 75% degradáveis. Eles contêm polipropileno e vão terminar inchando os aterros sanitários   

4. Garrafas plásticas 
Para produzir as 50 bilhões de garrafas de águas consumidas por ano, são gastro 17 bilhões de barris de petróleo. A média americana de reciclagem de garrafas polietilenotereftalato (PET) e outros plásticos é de 25%. O resto vai para o aterrro sanitário. 

5. Microesferas

As microesferas também conhecidas como microplásticos estão em tudo. De pastas de dente à creme esfoliadores para o rosto e corpo. Essas pequenas esferas chegam, via esgotos, passam direto pelas usinas de tratamento e se dirigem aos rios e mares com muito prejuízo para corais e outros organismo marinhos. São parte da calamitosa poluição de plásticos nos oceanos. Não esqueça que o que cai no rio Mboicy (em Foz) um dia chegará ao mar.
 
6. Lâminas de barbear descartáveis

O costume humano de barbear-se ou eliminar pelos em geral com o uso de instrumentos que contenham uma lâminas de aço inoxidável sai caro para o meio ambiente. Segno a EPA - a Agência Ambiental dos EUA, 2 bilhões delas são jogados no lixo e vão inchar os aterros sanitários. Sem falar da matéria prima necessária. As laminas inoxidáveis constituem-se um dos maiores desperdícios entre os produtos do banheiro.
   
Difícil de reciclar
7.Copos de papel
Todos os anos os americanos jogam fora mais de 80 bilhões de copinhos de papel descartáveis associados ao costume de tomar um café pela manhã.
Eles são feitos de papel reforçados com camadas de polietileno de baixa densidade resistente ao calor. Uma vez nos aterros sanitários, os copos levam até 20 anos para se desfazer. Além dos copos de papel há ainda os de Polipropileno (PP) muito usados no Brasil em empresas, festas, eventos.
8. Hashi - palitos de madeira

Foto do site como fazer?
São produzidos todos os anos cerca de 57 bilhões de pares de hashi (fashi), ou palitos descartáveis de madeira. Os hashi são usados em lugar de colheres e garfos. A produção consome 3.8 milhões de árvores. Metade deles fica na China; cerca de 77% exportados para o Japão; 21% para a Coreia do Sul  2% para os Estados Unidos. Porém os pauzinhos estão em toda parte por isso os números podem ser maior. Afirma-se que só a China produziria cerca de 80 bilhões de pares dos pauzinhos todos os anos. Os pauzinhos fabricados em madeira só são usados uma vez. 

Nenhum comentário: