Patrocinados

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Imagens e Lembraças da Peregrinação de Santa maría del Iguazú 2024

 

Camila Christ de Garuhape. Misiones
(Clique nas fotos para ampliá-las)


Foto da Missa Central (10h) celebrada pelos bispos de Puerto Iguazú e de Oberá. Foto cortesia da Diocese de Puerto Iguazú
s



Assista o vídeo: Canção oficial da Devoção a Santa María del Iguazú

Alô amigos das Região Trinacional RETRI, Três Fronteiras, Três Margens (Mohapy Rembe'y) etc. Ser Tri-fronteiriço não é fácil. Muita coisa a gente não sabe que existe. E quando descobrimos que existe, dá uma preguiça para ir lá e testar. Especialmente para profissionais e amantes da comunicação. Não há financiamento ou dinheiro. O transporte é difícil especialmente quando o comunicador não tem carro. O transporte público em cada lado da RETRI tem suas dificuldades e quando juntamos os três o problema é Tri. Para chegar até o Santuário da padroeira da Diocese de Santa Maria do Iguaçu e cobrir as atividades da peregrinação que já acontece há mais de 30 anos, passei pela minha própria peregrinação.

De casa, fui até o ponto (parada) de ônibus. Esperei 15 minutos. Fui até o Terminal de Transporte Urbano (TTU), uns 20 minutos de viagem. No TTU, fui até o ponto de ônibus do transporte local urbano trinacional ou internacional. Onde passa o ônibus que sai das proximidades da Ponte Internacional da Amizade Brasil-Paraguai. Aí esperei um hora. Quando o ônibus chegou, havia umas 15 pessoas no ponto comigo. Brasileiros, russos, espanhóis, paraguaios e um peruano. 
Milagrosamente não havia um carro sequer para atravessar a Ponte Tancredo Neves (Internacional da Fraternidade Brasil-Argentina). Passar na Aduana-Migração foi fácil. Uma vez em Puerto Iguazu, desembarquei na primeira parada na Avenida Victória Aguire. Daí comecei a andar em direção às Cataratas. 

Milagros Duarte, Daniela Andino, Ludmila Caffara e Enzo Yunis de Caraguatay

Para mim a entrada para o Santuário era uns 100 metros à frente pegada ao condomínio hoteleiro das 200 hectares. Mas logo descobri que estava errado. Porque ao lado da área hoteleira da Selva Yryapu, estão as comunidades Mbya de Yryapy e Jasy Porã. 
Quase um quilômetro à frente encontro um senhor que me mandou andar mais um quilômetro. E daí virar à esquerda por mais um quilômetro até a beira do rio Iguaçu/Iguazú. Depois de passar aquela estrutura onde a Polícia Municipal de Trânsito cobra "pedágio" para turistas que entram em Puerto Iguazú, encontro uma fila de ônibus.  
Desconfiei que eram ônibus que levariam os pregrinos de volta para seu municípios. Nisso, vi que descia do ônibus uma jovem, mancando, pedi licença para abordá-la e perguntei se ela era peregrina. Rimos um pouco da situação de estar mancando. Ela disse que já tinha estado no Santuário quando chegou pelas 6h da manhãe e que estava indo até a entrada por que lá havia estrutura de banheiros e atendimento. Ela disse que eu podia acompanhá-la. O nome dela é Camila Christ de Garuhapé. Oi Camila!  Ela contou que de Garuhapé até Puerto Libertad veio de ônibus com o grupo de jovens. De lá caminharam a nite toda. Pedi que ela escrevesse seu nome no meu caderno. Depois perguntei se podia tirar uma foto.

 Uma placa na entrada confirma: um quilômetro. No caminho fui conversando e conhecendo gente. Pedi que quatro jovens, adolescentes, anotassem seus nomes no meu caderno que por esta hora já estava ficando famoso. E mais uma foto do grupinho de Caraguatay. Ele apostaram que eu não saberia onde fica a cidade deles. Eu perguntei: não é a terra do Bairuzú? Não acreditaram. Quando cheguei no desvio da estradinha que leva ao Santuário, muita gente estava saindo. Havia acabado a Missa Central das 10h. Mesmo assim fiquei lá. 

Arquibancadas sob as árvores são parte do Santuário 

Foi quando escutei a cantora Paola Sinvero, começar a cantar a música que para mim é a canção oficial desta devoção à Santa Maria del Iguazu. Depois ela anunciou que a missa das 12h começaria em 15 minutos. Comecei a andar para descobrir o Santuário formado por arquibancadas de pedra onde acontecem as missas. 
Uma Igreja dedicada a advocação que exibe, na entrada, o símbolo dos jesuítas e uma série de espaços para receber pessoas que participam dos Exercícios Espirituais realizados ali segundo a tradição jesuíta já que os exercícios foram escritos por Santo Inacio de Loyola, fundador da ordem. A estrutura foi construída durante o governo do Bispo Piña, da congregação Jesuíta. Hoje, a administração é da Diocese (Diocesana) e a estrutura para os exercícios e contemplação continuam à disposição dos fiéis (depois falamos disso).


Passado o meio dia, comecei ficar preocupado pois eu deveria andar tudo de volta e andei.  Descobri uma mesa onde havia expostos artesanatos católicos entre eles a imagem de Santa María del Iguazu. Eram pessoas da Paróquia Cristo Redentor. Enquanto conversava uma das senhoras me ofereceu um prato, onde havia uma porção generosa de um "guiso comunitário". A fome e o medo de voltar desmaiando, desapareceram: literalmente providência divina. A entrada para o Santuário fica na frente do Guira Oga e a poucos metros da divisa do Parque Nacional Iguazú.  

A providencial marmita do "guiso" comunitário


Devoção a Santa María 



Ave Santa María del Iguazú
Santa María do Iguaçu
1626 - 2026  
(400 anos da fundação da Missão Santa María do Iguaçu nas Cataratas. Vamos lembrar? 


Próximas publicações (aguardem links / enlaces):

1) As Cataratas do Iguaçu não têm nome (Iguaçu não é nome próprio) 
2) Os Jesuítas nas Cataratas e nas Três Margens
3) A Província de Misiones (Argentina) de hoje não é nem o cheiro da antiga Província das Missões (Província de las Misiones)
4) Minha Missão - o que quero com esse trabalho?

 

Nenhum comentário:

O Texto "A Mãe Paraguaia" publicado na Harper's Weekly en Fevereiro de 1870

  Harper's Weekly - Um jornal de Civilização Nova Yrok, Sábado, 26 de fevereiro de 1870 PORTUGUÊS O texto foi redigido pelos editores da...