Ecoespiritualidade

 
É a visão que une ecologia e espiritualidade. Une somente no sentido ilusório da visão fragmentada. Na prática, ecologia e espiritualidade são a mesma coisa. A palavra ecologia, em grego, se escreve assim:Οικολογία. οικος quer dizer "casa"  e λογία, "estudo". A pronúncia de οiκος é "íkos". O "eco" de ecologia não tem nada a ver com "eco" de barulho. Assim sendo ecologia significa o estudo de nossa casa - neste caso a "Terra". Já a palavra espiritualidade  é mais complicada.  

Ela vem da raiz latina "spir" que está presente em palavras como espírito, respiração, inspiração, suspiro e conspiração entre muitas outras. O verbo raiz em latim era conjugado spīro,  spīras etc e estava ligado à imagem mental de soprar, sopro, conforme o dicionário Houaiss , à exalar um sopro, um odor, respirar. 

O sentido figurado dele era "respirar" e "estar vivo". Em resumo a raiz da palavra está ligada a ideia de vento, ar, sopro. A palavra espírito no sentido de pessoa em outra dimensão carrega a imagem mental de "vento", no sentido de imaterialidade, sutileza. 

Assim, ecoespiritualidade também chamada  de "ecologia espiritual" é um conceito de espiritualidade ligado à  natureza. Coloco aqui links para textos e vídeos sobre a escoespiritualidade. 


             
Artigos, textos e postagens

1. Existe uma ecologia oculta
2. Mensagem do Povo Árvore de Dianne Robbins
3. Ensinamentos Essênios da Paz Terra Nossa Mãe

          

Nenhum comentário: