O filme " A Missão" escrito por Robert Bolt (1924 - 1995) nasceu deste livro pelo mesmo autor. O livro serviu de base para o roteiro do filme estreado por Robert de Niro, com Jeremy Irons e Ray McAnally entre outras estrelas. O filme é considerado um "monumento cinematogáfico".
Para quem mora em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu, nas Três Fronteiras ou em qualquer uma das 30 cidades da Argentina, Brasil e Paraguai que fazem parte dos 30 Povos das Misões, o filme é obrigatório.
A Trilha sonora foi composta pelo compositor Ennio Morricone. A trilha deve ser parte da experiência de todos os fãs da história ligada aos jesuitas, à colonização e a construção tortuosa dos países do Novo Mundo.
O padre Gabriel, músico hábil com seu Oboé é ligeiramente inspirado no padre jesuíta Roque Gozález de Santa Cruz, hoje São Roque Gonzalez. A Missão nas Cataratas, mostrada no filme se inspira na Missão de São Miguel Arcanjo, hoje no Rio Grande do Sul e mistura a história da missão de São Miguel com missões anteriores entre 1610 e 1639 destruidas no atual Paraná (ex-Guairá) na zona de influência de Paranapanema e sem dúvida a Santa Maria la Mayor fundada nas Cataratas no século anterior.
Outra inpiração para o filme foram as guerras jesuíticas decorrentes do Tratado de Madri. Pode-se ver que Roberto Bolt, professor de história até consagrar-se como roteirista, era um pesquisador desta parte da historia do mundo.
O filme aparece na lista de Filmes Importantes do Vaticano na categoria "religioso". Super recomendado. Você já assisitiu o filme? Já ouviu as músicas de Morricone que tentou e conseguiu criar as músicas jesuitas.
Há uma histótia interessante sobre o movimento que a pesquisas de Morricone inspirou e achados importantes. Mas isso virá logo, logo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário