Um santo católico que conheceu as Cataratas San (São) Roque González de Santa Cruz na Igreja Matriz da Paróquia San Lucas, Ciudad del Este Paraguai (Região Trinacional) |
Estou fazendo esta postagem inspirado pelo histriador, museólogo e em breve doutor em arqueologia Pedro Louvain que está sacudindo a poeira desta área em Foz do Iguaçu. Ele, inclusive, está cedido pela UNILA ao Parque Nacional do Iguaçu.
O mestrado do Pedro Louvain foi sobre a Missão Santa Maria do Iguaçu. O trabalho tem 436 páginas. Se chama A Missão de Santa Maria do Iguaçu, Trajetórias e Relações de Contato. Conversando com o Pedro Louvain, ele me disse que Foz do Iguaçu precisa conhecer Roque Gonzalez de Santa Cruz.
Falando para as pessoas que o escutam e não são poucas Louvain pergunta: que Santo Católico conheceu as Cataratas do Iguaçu, navegou no Iguaçu, ficou dias em Santa Maria do Iguaçu?
Resposta, Roque González de Santa Cruz. Dois anos após a viagem relatada na dissertação ele foi morto no Rio Grande do Sul na tentativa de fundar a missão Todos los Santos de Caaró. Foram martirizados Roque González e seu companheiro o padre Alonso Rodríguez Olmedo en Caaró. Um dia depois morria o jesuita Juan del Castillo. Caaró fica hoje hoje na cidade de Caibate (RS) / Ka'ayvate ou Ka'a Yvate em guarani. São Roque Gonzalez nasceu em Assunção. É o primeiro santo do Paraguai.
Nota: Si Roque Gonzalez esteve em Santa Maria do Iguaçu, também esteve em Natividad del Acaray (Hernandárias), Jesús del Monday
Nenhum comentário:
Postar um comentário