Patrocinados

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pode haver tsunami no Atlântico e que afete o Brasil?

Meu propósito aqui não é assustá-lo ou assustá-la. Mas é antes aproveitar a situação para esclarecer. Embora a costa do Brasil esteja longe do encontro das placas tectônicas da América do sul com a placa africana (mapa), nós e todos os moradores da costa africana, do caribe e até dos estados Unidos corremos o risco de ter uma megatsunami. A ameaça ná vem extamente do encontro das placas e da violência dos movimentos entre elas. O que chama a atenção de cientistas de todos os países que margeiam o Atlântico é o vulcaão la Cumbre Vieja na Ilha de La Palma, Canárias. Se este vulcão explodir, há a possibilidade de que uma face da montanha se desmorone e caia no mar. Para que você comece a pesquisar o assunto, sugiro este vídeo que tem uma animação do que aconteceria se esse vulcão explodisse e a estrutura que o segura viesse a desmoronar e ser jogada no mar. Ele - o vídeo - lhe levará a muitos outros. Interessante é que no catálogo mundial de vulcões aparece o Brasil. Isso mesmo! O vulcão brasileiro fica na Ilha de Trindade (mapa) onde em 2010 a Marina do Brasil instalou a Estação Científica da Ilha da Trindade (ECIT). A última erupção na ilha ocorreu há 50 mil anos ontem, em tempo geológico. Veja também artigo sobre a ECIT. O primeiro mapa é da USGS e o encontrei neste blog em inglês de geologia para leigos e leigas.

Um comentário:

Missão Liberdade disse...

Tsunami no Brasil, uma questão de tempo, pois, catastrofes naturais, já podem ser produzidas, veja a tecnologia HAARP, a Nova Ordem Mundial já determinou a destruição de 2.3 terços da população mundial,do capitalismo, e implementação de uma economia global, politica global, regilião mundial. Os reis da terra entregarão seu poder a besta, está escrito> Apocalipse. São as dores de parto que produzirão o anticristo, para governar o mundo.

Proposta no ar: IPG em vez de PIB

Li recentemente aqui que executivos americanos embolsaram milhões de dólares antes da crise financeira. Me lembrei de um especialista gaúch...