Patrocinados

sexta-feira, 17 de abril de 2020

O masculino e o feminino de todas as coisas: O FEMININO NA ITAIPU

Origem desta foto


Todas as coisas têm um feminino e um masculino. Não estamos falando de gênero. Estamos falando de princípio da criação.  Sem feminino não há masculino. Sem masculino não há feminino.  É o Yin e o Yang. É o Prakit e o Purushá. Tudo está intrinsincamente ligado. Todo masculino foi feminino, veio do feminino, um dia. 

Eu vendo o meu peixe e esse meu peixe é a minha filosofia. Um exemplo do meu peixe se chama ecoespiritualidade. No caso de Foz do Iguaçu eu vendo o aspecto feminino das Cataratas. Vendo o aspecto feminino da Itaipu  e vendo o aspecto feminino da cidade - essa é a parte mais nova de minha mercadoria

O aspecto masculino da Itaipu é aquele que destaca a força bruta, os milhões de megawatts da produção, o dinheiro que gera, a quantidade de concreto usada na construção, o aproveitamento do rio, a Itaipu vista como a vitória do homem sobre a natureza.  

 
O lado Yin é exteriorizado pela  forma de "catedral" das colunas


O aspecto feminino da Itaipu procura beleza nas suas formas, o desenho, os detalhes de sua barragem,  o paredão. A barragem, aquele paredão gigantesco que segura os 13 mil metros cúbicos por segundo de rio Paraná nas costas.  Tradicional e costumeiramente se tem destacado somente seu lado da força que segura a Natureza e a vence. mas a barragem tem seu  lado Yin, à jusante, e seu lado Yang, à montante. O lado da força é o Yang. O lado Yin é exteriorizado pela  forma de "catedral" das colunas da barragem, que arqueiam e se dobram para negociar o peso do lago. É como bambu, foi feito para ser mais resistente.

Sob a barreira das catedrais, o túnel de acesso ao Paraguai 

O corpo humano foi construído do mesmo jeito. A parte frontal do corpo é yin. A parte de trás, a costas é yang, aguenta mais golpe. Qualquer pessoas que se encontra na iminência de receber um golpe no tórax, no abdome, geralmente se inclina de maneira que o golpe caia sobre as costas. É uma questão de proteção.


Mais catedrais

Vistas da área do Mirante Principal 
A ideia é essa

Assim na próxima vez que visitar Itaipu, tente ter uma visão da barragem parecida com a da foto acima. Sugiro ver o seu lado catedral. Deste modo, ninguém vai dizer "não vim aqui só para ver cimento". O lado Yin da barragem é o lado artístico dela. Desafio lançado, primeiro aos fotógrafos profissionais e amadores: apontem suas câmaras para valorizar as catedrais!

Nenhum comentário:

Proposta no ar: IPG em vez de PIB

Li recentemente aqui que executivos americanos embolsaram milhões de dólares antes da crise financeira. Me lembrei de um especialista gaúch...