Patrocinados

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Os Marcos de Fronteira para Crianças

Houve uma época em que Brasil e Argentina quase brigaram.


Havia um grande pedaço de terra disputada entre os dois países.
O conflito continuou até que Brasil e Argentina pediram ajuda ao presidente dos Estados Unidos da América, Grover Cleveland.

Os dois países enviaram documentos para que o presidente analisasse.  Um dia o presidente chegou a uma conclusão. Ele se convenceu que o Brasil tinha razão e declarou que as terras eram do Brasil. A resposta veio em um documento chamado “Laudo Arbitral”. Os brasileiros ficaram contentes. Os argentinos aceitaram.

Mais tarde os dois países tiveram que demarcar as fronteiras colocando marcos de fronteira no novo trecho. 

Na região antes disputada, a fronteira começava do lugar onde o rio Peperi Guaçu desemboca no rio Uruguai. Aí a equipe de mato dos demarcadores de fronteira, colocaram um marco  de fronteira. Um outro marco foi colocado no local onde o rio Peperi Guaçu nasce. O local se chama nascente do Peperi-Guaçu. 

Da nascente do Peperi Guaçu, a fronteira continua por terra seca até a nascente de outro rio: o Rio Santo Antônio. Nesse local foi colocado outro marco, sempre com brasileiros e argentinos trabalhando juntos.

Os heróicos demarcadores percorreram 25 quilômetros pelo mato. Nesse trecho, construíram 10 marcos principais, 3 secundários, 45 terciários. A partir da nascente do rio Santo Antônìo, o rio é a fronteira que continua até o rio Iguaçu. No ponto onde o rio Santo Antônio encontra o rio Iguaçu, foi construído mais um marco.  Foram muitos meses de trabalho com muita dificuldade.

Os dois últimos marcos, de pedra, grandes e vistosos foram colocados na boca do Iguaçu. Boca do Iguaçu também pode ser chamada de foz do Iguaçu. Um marco em cada lado do rio. Um na Argentina e outro no Brasil. Os dois são conhecidos hoje como Marcos das Três Fronteiras. 


Os dois marcos foram inaugurados com uma festa para lembrar que Brasil e Argentina resolveram um problema sem precisar fazer guerra. Viva a Paz. E o marco Paraguaio? Essa é outra história. Um bela história que a gente conta depois. 



Nenhum comentário:

Proposta no ar: IPG em vez de PIB

Li recentemente aqui que executivos americanos embolsaram milhões de dólares antes da crise financeira. Me lembrei de um especialista gaúch...