Patrocinados

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Curtindo a Ilha do Mel: Praia, sol, geossítio paranaense, Unidade de Conservação, Viva a Vida

 

Onze atrações geológicas ou geoturísticas na Ilha do Mel (PR):  1) Paleo-tómbolo erosivo; 2) Dique de diabásio e magmatito (na Gruta das Encantadas); 3) Pegmatito; 4) Dunas frontais 5) Praia Oceânica; 6) Restitos escuros; 7) Paleo-pilar; 8) Diques de diabásios; 9) Dunas frontais; 10) Diques de diabásio no farol; 11) Esporão arenoso.
 

Para entender a Gruta das Encantadas, geologicamente 

Na vida normal, um dique é uma barragem para desviar ou conter a invasão da água do mar, rio ou qualquer água corrente. Já quando os geólogos falam em "dique" a coisa é outra. Esse profissional diria que um dique é uma formação ígnea intrusiva de forma tabular.

 
Em temos uma cascatinha de palavras. "Ígnea" vem da palavra latina "ignis" quer dizer fogo. É a mesma palavra que usamos quanfio dizemos que o carro está com problema na "ignição". A outra palavra é "intrusiva". Todos nós conhecemos um intruso. É aquele que se mete ou se intromete em alguma coisa que não seria de sua conta.   
E aqui no caso de nossa gruta, quem se intrometeu com o quê? É simples: uma rocha de origem ígnea ou vulcânica de cor escura, portanto se meteu em uma cavidade formada em uma rocha de outra família. Pode ver que a rocha do morro onde está a gruta é de cor clara. Pode-se ver claramente a "intrusão" do basalto escuro no paredão da rocha de outra família. O nome da rocha mais clara é migmatito. O que se vê na rocha, além do encontro de dois materiais diferentes é a idade diferente das duas rochas. O migmatito com idades na casa dos 550 milhões de anos. Por sua vez, a parte escura, o basalto é é bem mais jovem com idade na faixa dos 120 milhões de anos.
Este basalto é a mesma rocha que você vai ver nas Cataratas do Iguaçu.

No princípio, não havia uma gruta nesse lugar. As duas rochas juntas formavam o morro. Mas como o basalto de origem vulcânica ou do magma é mais fraco que o magmatito e o gnaise, o mar escolheu essa parte mais fraca para furar e sem querer criou esta gruta maravilhosa procurada por gente de todo o mundo.  


Nenhum comentário:

Proposta no ar: IPG em vez de PIB

Li recentemente aqui que executivos americanos embolsaram milhões de dólares antes da crise financeira. Me lembrei de um especialista gaúch...