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sábado, 25 de abril de 2020

O conceito japonês de "Ichi Go Ichi E" aplicado ao comércio, turismo e tudo na vida


一期一会 / Ichi Go Ichi E. O "traço" (一) significa um. Pronto você já lê japonês

Estar no presente, estar no aqui e agora, viver o momento são conceitos muito trabalhados em práticas de “wellness”, “mindfullness”, meditação e técnicas do bom viver. Ichi-go, Ichi-e é parte dessa família de ideias que visam evitar a depressão, a ansiedade ligadas ao hábito de viver o passado, ou se preocupar com o futuro. Tudo que se pode viver é o presente. Devemos nos ocupar somente com o presente e não nos pré-ocupar com o futuro.


E qual é a mensagem da frase japonesa Ichi-go, Ichi-e? A frase é escrita com quatro ideogramas (letras). Ichi, significa “um”. “Go” passa a ideia de “ocasião”, “período”. O período, em questão pode ser uma vida ou um momento. Já “e”, nesta caso significa “encontro”. A frase, linguisticamente falando pode ser traduzida como: “um momento, um encontro”. Filosoficamente, a mensagem pede que aproveitemos o momento que vivemos alguma coisa porque ele nunca mais se repetirá.

A frase vem da arte de preparar e servir cerimonialmente o chá. Quando o mestre do chá realiza a cerimônia, cada cerimônia é um acontecimento único sem importar quantas pessoas estejam presentes. Mesmo que dois amigos bebam chá todos os dias, cada encontro é cerimonial e é reverenciado porque o encontro de hoje é único nunca se repetirá. Do mesmo jeito, os encontros de ontem, da semana passada, do ano passado nunca se repetirão.     
                  
O conceito de Ichi-go, Ichi-e pode ser transplantado para todas as experiências da vida por mais simples e corriqueiras que sejam: tomar um sorvete, encontrar um amigo, ler um livro, caminhar descalço na areia ou em gramado e, por que não, ao realizar atividades profissionais especialmente trabalhos satisfatórios e que são parte do que o trabalhador gosta.

Vinho Ichi Go Ichi E
Trabalhadores do turismo, hotelaria, restauração, aviação, cruzeiros têm tanto o desafio como a oportunidade de atender os clientes conscientemente, no aqui e agora considerando que “cada momento é único” e que eles nunca se repetirão. Estar presente no momento único em que se serve um suco, por exemplo, exige estar ali de corpo e alma em uma atitude livre de julgamento, de expectativas, de conceitos formados previamente (ou preconceitos), como se se tratasse de uma cerimônia pois ali acontece um encontro de um garçom, uma garçonete com uma pessoa humana, no papel de cliente, que nunca mais se repetirá. E caso o cliente volte no dia seguinte, esse será outro Ichi-Go, Ichi-E. 

Seria quase divino, se o cliente também estivesse dentro da atmosfera do Ichi-go, Ichi-e de onde ele ou ela usufruísse conscientemente a sabedoria do encontro com os funcionários dos estabelecimentos, com o Destino Turístico, com os atrativos, com a natureza, com a cultura local sabendo que nada se repetirá daí a sabedoria de não perder a oportunidade de explorar o mundo conscientemente, com a curiosidade de uma criança, um momento por vês. A escritora australiana Michelle McFadyen, chama o aventurar-se estando no momento de "moment hunting" (caça ao momento) o que significa que ao despertar cada manhã devemos estar prontos para viver mais um dia caçando momentos.                     

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